SOBRE O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO
Atuo com base na abordagem Junguiana (Psicologia Analítica) no tratamento e acompanhamento psicológico de adultos e adolescentes com queixas de ansiedade, depressão, traumas, transtornos de personalidade, compulsões, conflitos nos relacionamentos, processos de luto e baixa autoestima. Além disso, a proposta do meu trabalho é direcionado ao autoconhecimento para uma vida mais leve e realizada.
Atendo de forma on-line para qualquer lugar, de acordo com fuso horário brasileiro. O Conselho Federal de Psicologia regulamentou a prática de atendimento on-line no Brasil em novembro de 2018 e, desde então, os psicólogos regulamentados estão aptos a aplicar essa modalidade.
A sessão terapêutica tem duração de 50 minutos, sendo uma vez por semana. Para ocorrer de forma satisfatória, é importante garantirmos três requisitos essenciais: internet de qualidade, câmera de imagem e um lugar privado livre de interferências.
COMO FUNCIONA O PROCESSO?
Com base na abordagem junguiana, o principal objetivo é auxiliar o indivíduo a resgatar aquilo que é a sua essência, ou seja, viver de acordo com aquilo que ele realmente é. Também chamada de Psicologia Analítica, ela trabalha para integrar aspectos inconscientes à consciência e estabelecer um equilíbrio entre mundo interno e externo.
Terapeuta e paciente trabalham juntos para reencontrar o caminho que tem mais a ver com a essência do paciente. O paciente pode ficar à vontade para falar o que quiser. Qualquer situação que tenha lhe causado algum afeto pode ser analisada e refletida.
O terapeuta irá buscar compreender simbolicamente o que aquela situação está representando para o paciente. O paciente, por sua vez, começa a compreender melhor a si mesmo e como ele “funciona” no mundo. Compreender simbolicamente quer dizer ir além do significado óbvio das situações, buscando entender o que mais está carregando aquela situação de afeto (podem ser experiências e vivências prévias, crenças, conceitos, padrões, traumas, etc).
Além da fala, os sonhos são um recurso importante para análise na terapia, pois oportunizam ampliar aspectos inconscientes, bem como promover novos insights.
A terapia junguiana não é rígida e segue os movimentos da própria ordem psíquica do paciente. Neste sentido, ela não é uma terapia linear, e funciona de modo espiral: trabalham-se algumas questões num momento e é possível voltar a essas mesmas questões em um outro momento, para analisá-las sob um novo ângulo. Tudo isso vai transformando o modo como o paciente lida com seus próprios conteúdos.
IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA
De acordo com Jung, a interação entre as personalidades do terapeuta e paciente é um dos fatores que promove a transformação na terapia, e isto só é possível quando se estabelece uma relação genuína entre ambos.
Por isso a relação terapêutica tem um papel fundamental no processo, e ela vai se construindo e se fortalecendo ao longo das sessões. Geralmente o terapeuta é bastante participativo na sessão, ouve e faz pontuações para refletir junto com o paciente.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA
Entender o que nos leva a ter alguns tipos de comportamentos, sentimentos e emoções, e as dinâmicas inconscientes por trás deles é importante para que possamos transformar o modo como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo.
Quando integramos conteúdos inconscientes ao nosso senso de eu, aprendemos a olhar para nós mesmos e para os outros com menos julgamento e mais aceitação. Ou seja, aos poucos podemos mudar a atitude que costumávamos ter em relação à vida.
Embora não seja possível mudar o que já aconteceu em nossa história, o que esses fatos passaram a significar simbolicamente pode ser remodelado, repensado e ressignificado. Isto pode trazer uma mudança de atitude muito benéfica e transformadora.