Por Giselle Cupertino, 03 de fevereiro de 2023
Olá, eu sou a Raiva. Eu apareço quando você precisa de ajuda para colocar limites, fazer justiça, lidar com mágoas, revelar sentimentos mais profundos e até mesmo agir. Também estou presente nos processos de luto, causando indignação pela perda sofrida. Posso surgir disfarçada de irritação, impaciência, intolerância, agitação e por trás de mim, pode haver insegurança, tristeza, fragilidade, traumas e medo.
Pode ser que culturalmente eu seja reprimida por associarem a minha presença a violência e à agressividade, mas eu tenho muito a falar além destas percepções. Acredite, eu apenas denuncio algo e como você reage a minha presença fará com que eu seja positiva ou negativa. Será melhor sinalizar que não gosta de algo no momento em que acontece usando as melhores palavras, do que deixar eu crescer, fazendo com que eu transborde em frases dolorosas e atitudes destrutivas.
Você saberá que estarei presente quando algo estiver incomodando você, nos momentos de sobrecarga, diante de injustiças ou ameaças, quando algo estiver indo além dos seus limites, quando algo não acontecer como você esperava. Pode ser que seu corpo fique tenso, seu coração acelere e sinta certo tremor nos braços e mãos. Isso servirá para aumentar sua força e energia no impulso da ação. Coragem, ousadia e sensação de controle estarão comigo, mas cuidado para não cometer excessos desnecessários.
Serei muito relevante nas suas relações para que você se posicione e no cumprimento de suas ações para que realize seus sonhos e metas pessoais. Você já notou como são admiradas pessoas que se posicionam e agem com ousadia? Isso é uma provocação para pensar sobre a minha presença de forma saudável. Por outro lado, posso ser uma reação da alma diante de uma ferida mais profunda e aqui será importante você explorar seu autoconhecimento para lidar com essa ferida.
Apesar de tudo que falei até agora, eu tenho um alerta. Se eu for silenciada e internalizada dentro de você por muito tempo, posso escapar em forma de sintoma, como ansiedade ou depressão. Então cuida para que eu cumpra meu papel e você lide bem comigo e com as circunstâncias que sejam gatilho da minha chegada. Se perceber que estou presente de forma contínua, com explosões inesperadas, diante de motivos tolos, seguidas de arrependimento, procure ajuda de um profissional de saúde mental ok?
Giselle Cupertino, Psicóloga (CRP: 06/115764). Certificada em Psicologia Positiva, Psicossomática, Transtorno Ansioso e Depressivo e Pós-Graduanda em Psicoterapia Junguiana. Dedica sua vida profissional no tratamento psicológico de adultos e adolescentes com queixas de ansiedade, depressão, traumas, transtornos de personalidade, compulsões, conflitos nos relacionamentos, processos de luto e baixa autoestima. Além disso, a proposta do seu trabalho é direcionado ao autoconhecimento para uma vida mais leve e realizada.