Por Giselle Cupertino, 07 de fevereiro de 2023
Olá, Eu sou a tristeza! Estou presente quando você precisa de ajuda para superar a perda de algo, quando passa por frustração ou decepção, quando tem conflitos internos mal resolvidos, quando vivenciou algum trauma e até mesmo para sinalizar algo que não vai bem nos momentos de insatisfação. Estou presente também nos processos de luto, para reparar a dor e ajudar você seguir adiante.
Entendo que talvez você não me veja com bons olhos, pois culturalmente as pessoas não gostam muito da minha presença e às vezes até sou reprimida, o que atrapalha no cumprimento da minha função. Ainda assim, preciso que você saiba que eu realmente sou muito necessária para seu equilíbrio emocional. Então não tenha medo de permitir que eu me expresse através de você.
Quando eu chegar, eu levarei você para um estado de mais quietude, desânimo, menos otimismo e menos vontade de interagir com as pessoas. Isso é necessário para que você volte sua atenção para dentro, para pensar sobre o que está acontecendo e ter a oportunidade de buscar novos caminhos. Pode ser que neste momento eu transborde e as lágrimas sejam inevitáveis. Permita-as, pois elas auxiliarão nesta reparação interna. Nomeie aquilo que dói, se possível fale. Torço para que encontre alguém que acolha você sem julgamentos.
Sabe, dependendo da situação, neste momento de olhar para dentro pode ser que você perceba que essa perda, na verdade, pode ter sido um ganho. Será que o que você perdeu estava fazendo sentido com os valores que você acredita? Olhar a situação e conversar com ela, pode ajudar você a dar um novo significado e até mesmo um novo rumo na próxima página da sua vida.
Se tudo der certo, cumprirei minha função dando espaço a outras emoções e sentimentos que também terão funções importantes a cumprir na sua caminhada. Não se engane, o tempo todo, nós, emoções e sentimentos, daremos o colorido da sua vida. O meu desejo é que você olhe para dentro e perceba suas insatisfações, perdas e frustrações e lide bem com elas. Quero combinar algo com você: Se eu ficar intensa e duradoura a ponto de atrapalhar e paralisar a sua jornada, busque ajuda de um profissional de saúde mental, ok?
Giselle Cupertino, Psicóloga (CRP: 06/115764). Certificada em Psicologia Positiva, Psicossomática, Transtorno Ansioso e Depressivo e Pós-Graduanda em Psicoterapia Junguiana. Dedica sua vida profissional no tratamento psicológico de adultos e adolescentes com queixas de ansiedade, depressão, traumas, transtornos de personalidade, compulsões, conflitos nos relacionamentos, processos de luto e baixa autoestima. Além disso, a proposta do seu trabalho é direcionado ao autoconhecimento para uma vida mais leve e realizada.